memeLab

Projeto Vídeo Online

Videre – relatório de desenvolvimento

4 de agosto de 2011Comente!

Desde o último relato sobre o desenvolvimento da Videre – plataforma livre de vídeo online, conseguimos avançar no aprimoramento de alguns recursos e chegar a um protótipo funcional instalado. Atualmente, uma versão mais refinada da plataforma está em funcionamento hoje no Gabinete Digital do Governo do Rio Grande do Sul.

O player da Videre reproduz o vídeo e apresenta seus metadados. É otimizado para reproduzir qualquer formato de vídeo, possibilitando a visualização em diferentes tipos de navegadores e plataformas.

A plataforma foi concebida de forma que possa ser incorporada a qualquer sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) – WordPress, Joomla, Drupal e até mesmo sistemas personalizados. Atualmente, sua instalação no servidor é feita manualmente pelos desenvolvedores, mas faz parte dos próximos passos providenciar a criação de um pacote de instalação automatizada.

Requisitos de servidor

A Videre foi concebida de uma maneira que viabiliza a criação de uma galeria de vídeos em um site pequeno, fácil de montar e de carregamento ágil para o usuário final. A galeria criada a partir da plataforma foi utilizada com sucesso nas edições da Mostra de Vídeo Livre em 2010 e 2011.

Para ter a plataforma em funcionamento, o servidor precisa comportar os requisitos mínimos necessários para rodar qualquer aplicação web: um banco de dados (qualquer tipo) e ter Python instalado.

Dependências da Videre

* Python2.6/2.7
* Django 1.3
* Django debug toolbar (optional)

Na escolha do servidor, também é necessário adequar a demanda de banda (tráfego de dados) e espaço de armazenamento ao volume de vídeos e acessos – contudo, os arquivos de vídeo não precisam estar armazenados no mesmo servidor da plataforma.

Componentes

Cada componente da Videre é separado, viabilizando maior possibilidade de customização das implementações, de acordo com a demanda do site. A plataforma é composta de:

Player

API de metadados (acessa o vídeo no servidor onde ele está armazenado)

Conversor de vídeo/ live streaming

Área administrativa

Recursos a implementar

Além do aprimoramento dos recursos já funcionais, faz parte dos planos de desenvolvimento num futuro próximo:

  • Votação dos usuários (ranking dos vídeos)
  • Administração da fila de trabalhos, para organizar ordem de conversão e upload de mais de um vídeo
  • Transmissão ao vivo (live streaming) em mais de um formato de vídeo – conversão em tempo real
  • Criar várias resoluções do vídeo

Destes itens, o mais relevante e que exigirá maior investimento é a conversão em tempo real de transmissões ao vivo. Atualmente, para fornecer vídeos que atendam a diferentes sistemas operacionais e navegadores, é necessário utilizar mais de uma máquina para fazer as conversões. Com esta implementação, será possível fazer com que, a partir de um sinal único, sejam gerados automaticamente diversos sinais, um pra cada formato:

  • mp4 (iPhone, iPad, IE10)
  • webm (Chrome)
  • ogv (Firefox)
  • flv/flash (InternetExplorer5.5+)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>