memeLab

BLOG

14° Encontro AVLAB São Paulo: Devices para produção musical

5 de outubro de 2011Comente!

O próximo encontro, dia 11 de outubro, recebe os publicitários Philippe Bertrand e Bruno Tozzini, que irão apresentar formas atuais e tendências para produção sonora. O evento terá transmissão ao vivo no link http://memelab.com.br/aovivo

Os encontros AVLAB são ciclos, ativos em Madri, Córdoba e São Paulo, didáticos e participativos de arte, tecnologia, criações experimentais e atuações audiovisuais. No próximo encontro, os curadores convidados Philippe Bertrand e Bruno Tozzini vão apresentar as duas formas atuais de produção sonora: uma baseada em instrumentos musicais convencionais misturados através de tecnologia móvel, e outra que valoriza os equipamentos antigos e suas sonoridades especificas. Este encontro, que visa entender as características destes dois mundos e as possibilidades potenciais de hibridização dos modos de produção sonora terá como convidados Droid-on e Maestro Billy. O Encontro será finalizado com duas performances usando ipad, iphone e o clássico gameboy. Coordenação geral e curadoria: Daniel González Xavier.

Os instrumentos musicais convencionais hoje podem ter as suas propriedades sonoras alteradas e reprocessadas através de gadgets, smartphones, tablets, laptops e todo o tipo de tecnologia móvel que se possa imaginar. Grande quantidade de aplicativos e interfaces a preços cada vez mais acessíveis fazem com que essa prática se popularize rapidamente e deixe de ser um nicho apenas para especialistas, autodidatas e curiosos em tecnologia. Na contra mão desta tendência, está o purismo “vintage” dos amantes do analógico e a valorização de equipamentos antigos e suas sonoridades específicas. Existe uma barreira entre os mundos dos músicos amantes das tecnologias antigas e os músicos digitais?

O 14° Encontro AVLAB São Paulo visa entender as características destes dois mundos e as possibilidades de hibridização destes modos de produção. A intenção é analisar os dispositivos e enfatizar as características processuais. O Encontro será finalizado com uma Jam Session usando ipad, iphone, emuladores, unidades de efeitos, voscoders e game boy.

CURADORES CONVIDADOS:

Bruno Tozzini é publicitário com MBA em Branding e Diretor de Criação Associado na agencia DM9DDB, responsável por disciplinas como Social Media, conteúdo e inovação. Desde 1999 está envolvido com internet, comunicação e produção musical. Foi atuante no cenário de ativismo cultural, arte, tecnologia e música experimental com participação em eventos como F.I.L.E. (SP), Medialab-Prado (Madri) e
Elevate Festival (Áustria) além de acumular passagem pela área de criação de agências inovadoras, como Espalhe Marketing de Guerrilha e AG407. Bruno Tozzini é responsável pelo projeto musical Reverse Tunes iniciado em 2002 e focado em música extrema e experimental. É    produtor autodidata e curioso em tecnologia e instrumentos musicais. Atualmente se dedica ‘a produzir musica misturando instrumentos analógicos como “drum-machines”, sintetizadores e aplicativos de smartphones e tablets.

Philippe Bertrand é Diretor de Criação Associado na Dm9DDB, atuando com foco em inovação, convergência, branded content e estratégias digitais. Além de publicitário, é aprendiz de Sadhu, batizado no Ganges, e realizador independente. Desenvolve há cinco anos projetos multimídia ligados à mobilização social, interações e engajamento digital.

Conceito original AVLAB Medialab – Prado
Colaboração CCE_SP

Data 11 out 2011 | Horário 19h30 às 21h30 | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP

Transmissão ao vivo: http://memelab.com.br/aovivo
Assista aos encontros anteriores: http://vimeo.com/channels/avlabsp

+info?! Baixe aqui o PDF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *