memeLab

BLOG

Como pesquisar para a inovação? – debate ao vivo nesta segunda

25 de outubro de 2010Comente!

A Pixel Multimídia realiza mais uma transmissão ao vivo dos encontros Jornal de Debates/Uninove.

Como aliar o esforço empreendido em pesquisas com inovação? O assunto será debatido nesta segunda-feira, 25/10, às 20h em mais uma edição da iniciativa Debates Uninove. Clique aqui para assistir a transmissão ao vivo.

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil estão em crescimento constante desde 2004. Ainda assim, o valor investido em inovação pelas empresas e o governo brasileiro é a metade do que se aplica no setor em países desenvolvidos. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2008, foram investidos R$ 32,8 bilhões em P&D (pesquisa & desenvolvimento), valor equivalente a 1,09% do PIB brasileiro.

De acordo com especialistas, as empresas que têm mais chance de dar certo na economia do século XXI são as que investem em áreas específicas de conhecimento. Em um cenário paralelo ao das corporações já estabelecidas, pequenas iniciativas de inovação, baseadas em pesquisa e empreendedorismo, já têm impacto na economia nacional e geram mais de 30 mil empregos e R$ 1,6 bilhões de faturamento.

Parcerias entre a iniciativa privada e universidades têm crescido, mas a legislação que dá benefícios fiscais a instituições particulares que financiam pesquisas no país ainda não facilita a participação de empresas de pequeno porte.

Debatedores convidados:

Silvio Meira é professor titular de engenharia de software do centro de informática da ufpe, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, presidente do conselho de administração do Porto Digital, colunista do Terra Magazine, comentarista da CBN e consultor de políticas e estratégias de informação, TICs e inovação.

– Sérgio Queiroz é professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp e Coordenador Adjunto de Pesquisa e Inovação da Fapesp.

– Antônio Britto Jornalista, político e executivo brasileiro, já exerceu os cargos de deputado federal, ministro da Previdência Social e governador do estado do Rio Grande do Sul e, desde maio de 2009, é presidente executivo da Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa.Britto atua no mercado corporativo há 10 anos. Já foi membro do conselho administrativo da Claro, CEO da Azaléia e membro do conselho da Braskem.

– Milton de Abreu Campanário Economista pela FEA/USP, Mestre pela Universidade de Harvard e Ph.D. pela Universidade de Cornell. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA da Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Professor da FEA/USP. Foi superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo IPT. Publica na área de economia industrial e políticas e gestão tecnológica. Editor da Revista de Administração e Inovação – RAI.

Mediação: Paulo Markun – comentarista da Gazeta

A iniciativa Debates Uninove, fruto de uma parceria do JD e da Universidade Nove de Julho, já promoveu outros seis debates sobre os princiais temas da atualidade. Na última edição, especialistas discutiram a morosidade na Justiça brasileira. Participaram a prof. Maria Tereza Sadek, diretora de pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais; Dr. Davi Eduardo Depiné Filho, 1º Subdefensor Público-Geral do Estado; Dr. Antônio Carlos Alves Braga Jr., juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Dr. Jarbas Machioni, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil; Dr. José Renato Nalini, desembargador da Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo; e Dr. Ademir de Carvalho Benedito, desembargador e coordenador da Conciliação em 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Antes disso, Fernando Barros Silva, do jornal Folha de S. paulo, Renato Rovai, da revista Fórum e Alberto Carlos Almeida, autor de A Cabeça do Eleitor e A Cabeça do Brasileiro discutiram o novo cenário político do país, a partir das eleições de 03 de outubro. Em 29/09, cientistas e religiosos discutiram os limites das pesquisas com células-tronco; estiveram presentes Mayana Zatz, coordenadora do Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas, Claudio Cohen, presidente da Comissão de Ética do Hospital das Clínicas de São Paulo, Padre Vando Valentin, do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-SP e Lenise Garcia, professora de Bioética da Universidade de Brasília.

O Debates Uninove também já reuniu os candidatos ao Senado por São Paulo para discutir suas propostas para educação no país. Compareceram Aloysio Nunes (PSDB), posteriormente eleito com a maioria dos votos no estado, Ricardo Young (PV), Alexandre Serpa (PSB), Ciro Moura (PTC), Dr. Redó (PP), Ana Luiza (PSTU) e Ernesto Pichler (PCB).

Em 30/08, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi sabatinado pelos estudantes, que enviaram mais de 400 perguntas, e os jornalistas Marcelo Damato, colunista do jornal Lance, Jiane Carvalho, editora executiva do jornal Brasil Econômico, Bruno Doro, editorassistente do UOL Esporte. A preparação do país para a realização dos dois principais eventos esportivos internacionais dominou o encontro, que foi citado em onze reportagens da grande mídia.

No primeiro encontro da iniciativa Debates Uninove, Pedro Rubez Jehá (secretário do Estado do Emprego e Relações do Trabalho/SP), André Urani (pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), Antônio Carlos de Matos (administrador de empresas), Waldir Quadros (pesquisador da Unicamp) e Alfio Lagnado (empresário e surfista) discutiram o futuro do trabalho, os desafios e as oportunidades que quem inicia uma carreira.

O projeto Debates Uninove marca o retorno do jornalista Paulo Markun à organização e mediação de debates, função que exerceu por dez anos, primeiro como apresentador e depois acumulando o cargo de diretor do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Próximos Debates

Até o final do ano, a parceria Uninove/JD realizará dez debates sobre os principais temas da atualidade, mediados pelo jornalista Paulo Markun, comentarista da TV Gazeta e JD, com participação dos estudantes da universidade – que tem hoje mais de 100 mil alunos, divididos em quatro campi (Vila Maria, Memorial, Vergueiro e Santo Amaro) e quatro polos pelo estado de São Paulo (Bauru, Botucatu, São Roque e São Manuel).

SERVIÇO

Evento: Debates Uninove
Data: 25 de Outubro de 2010 – segunda-feira
Horário: 20h (Hora de Brasília)
Local: Uninove: Campus Memorial – Av. Dr. Adolpho Pinto, 109. Barra Funda – São Paulo-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *