memeLab

BLOG

Debates Uninove discute direitos autorais na internet

1 de dezembro de 2010Comente!

Evento será realizado em 01/12, às 20h, no Campus Uninove Vergueiro

A internet revolucionou a comunicação, relacionamentos, negócios e a forma de compartilhar conhecimento, informação e cultura. Dentre as muitas polêmicas trazidas com estas mudanças está a do direito autoral, em uma época em que qualquer conteúdo pode ser publicado, baixado, enviado, remixado e redistribuído na rede. Se de um lado há quem diga que a web prejudica os autores de filmes, livros e músicas, de outro se diz que as novas possibilidades empoderam os produtores de conteúdo cultural, que passam a depender cada vez menos de intermediários para conquistar seu público.

Em 15 anos de web no Brasil, já assistimos à grandes batalhas jurídicas, como as do Napster e do Piratebay, ao mesmo tempo em que vimos novos talentos brotarem da web e bandas consagradas publicarem, por vontade própria, álbuns inteiros na internet – de graça.

Em meio a este cenário, a nona edição do Debates Uninove pergunta: a internet aumenta a pirataria?

Debatedores:

Sérgio Amadeu, sociólogo e ativista da comunidade Software Livre
Ednei Procópio, editor associado e membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro
Roberto Mello – Presidente da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus)
Dalton Spencer Morato Filho – Advogado da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos
Gustavo Anitelli – Empresário da banda O Teatro Mágico
Marcel Leonardi – Professor de Direito e Internet na FGV-SP

Serviço:
Quando: 01/12/2010 (quarta-feira), às 20h
Onde: Auditório do Campus Uninove Vergueiro (Rua Vergueiro, 235)
Transmissão ao vivo em www.jornaldedebates.uol.com.br

Debates Uninove

A iniciativa é fruto da parceria da Universidade Nove de Julho, que conta com mais de 100 mil alunos em seu corpo discente, e do jornal online e colaborativo JD, dirigido pelo jornalista Paulo Markun. A série de debates leva os principais assuntos da atualidade para discussão entre personalidades consagradas e os futuros profissionais do mercado .

Desde agosto, foram oito encontros realizados, com participação de ministros, secretários de Estado, cientistas, juristas, jornalistas, empresários, investidores e políticos. O projeto Debates Uninove marca o retorno do jornalista Paulo Markun à organização e mediação de debates, função que exerceu por dez anos, primeiro como apresentador e depois acumulando o cargo de diretor do programa Roda Viva, da TV Cultura

Em dezembro, a série Debates Uninove receberá ainda o especialista em crack norte-americano Philippe Bourgois para discutir o assunto, que se tornou um dos mais relevantes da pauta nacional, com especialistas brasileiros.

Debates realizados

Para que serve a Comissão da Verdade?
17 de novembro

Participantes: Luiz Eduardo Rocha Paiva, General da Reserva; Martim Sampaio, conselheiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP; Roberto Delmanto Jr., advogado criminalista; Ivo Herzog, presidente do Instituto Vladimir Herzog; e José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos do município de São Paulo e ex-ministro da Justiça.

Como pesquisar para a Inovação?
25 de outubro

Participantes: Silvio Meira, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.); Sérgio Queiroz, professor da Unicamp e coordenador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Antônio Britto, jornalista, ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente-executivo da Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa; e Milton Abreu Campanário, coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração da UNINOVE.

A Justiça precisa ser lenta?
20 de outubro

Participantes: David Eduardo Depiné – Conselho Nacional de Justiça; Maria Tereza Sadek-  Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Jurídicas;José Renato Nalini e Ademir de Carvalho Benedito – desembargadores do   Tribunal de Justiça de São Paulo; Antônio Carlos Alves Braga Jr. – Conselho Nacional de Justiça; e Jarbas Machioni – Ordem dos Advogados do Brasil.

Que Brasil surge das urnas?
07 de outubro

Participantes:  Fernando Barros Silva – Folha de S. Paulo; Renato Rovai – Revista Fórum; e Alberto Carlos Almeida – autor de A Cabeça do Eleitor e A Cabeça do Brasileiro.

A ciência deve usar células-tronco?
29 de setembro

Participantes: Mayana Zatz, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Células-Tronco em Doenças Genéticas Humanas; Claudio Cohen, presidente da Comissão de Bioética do Hospital das Clínicas de São Paulo; Padre Vando Valentin, do Centro de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e Lenise Garcia, professora de Bioética da Universidade de Brasília.

O Senado e a Educação – Quais as propostas dos candidatos?
15 de setembro

Participantes: Aloysio Nunes (PSDB), posteriormente eleito com a maioria dos votos no estado, Ricardo Young (PV), Alexandre Serpa (PSB), Ciro Moura (PTC), Dr. Redó (PP), Ana Luiza (PSTU) e Ernesto Pichler (PCB).

O Brasil está pronto para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos?
30 de agosto

Participante:  ministro dos Esportes, Orlando Silva

Haverá trabalho no futuro?
25 de agosto

Participantes: Pedro Rubez Jehá, secretário do Estado do Emprego e Relações do Trabalho/SP; André Urani pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade; Antônio Carlos de Matos administrador de empresas; Waldir Quadros, pesquisador da Unicamp; e Alfio Lagnado, empresário e surfista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *