memeLab

BLOG

memeLab transmite Encontro AVLAB de maio

5 de Maio de 2011Comente!

No dia 17 de maio, realizaremos mais uma transmissão ao vivo do Encontro AVLAB. O evento acontece das 19h às 21h, no Centro Cultural Espanha em São Paulo. Nesta edição, intitulada Dançando entre códigos, o debate está dedicado às novas tecnologias e dinâmicas interativas aplicadas a dança.

Encontros AVLAB é um ciclo mensal didático e participativo realizado pelo CCE_SP, focando arte e tecnologia, criações experimentais e atuações audiovisuais em forma de reuniões entre interessados nos campos da arte, tecnologia, ciência, música experimental, arte sonora, dispositivos interativos e processos de áudio e vídeo em tempo real.

Dança e Tecnologia – Desde a pré-história as ferramentas participam da transformação do meio ambiente e do próprio corpo do ser humano, em conjunto com vários outros elementos. Esta é uma ação simultânea onde produtor e produto se confunde e nesse processo o diálogo do corpo com o meio ambiente é constante, com as tecnologias trazendo também novas sensibilidades espaço-temporais e provocando novas percepções. Os artistas que se utilizam do corpo, seja na dança, na performance e nas artes cênicas em geral, estão em constante diálogo com o espaço onde atuam ou desejam atuar. Esse espaço tem apresentado novas características, numa velocidade exponencial, desde um espaço sem gravidade simulado pela tecnologia, onde todos os referenciais de peso, equilíbrio e movimento se alteram, até o ciberespaço, onde o próprio corpo perde a materialidade num avatar. A tecnologia através das mídias desafia os artistas a experimentarem novos espaço-tempos com novos corpos. Neste Encontro AVLAB, temos a oportunidade de vivenciar essas experiências, com artistas e tecnólogos-artistas que têm habitado esse universo. (Milton Sogabe)

Convidados

Konic Thtr (Barcelona): Espaço cênico telemático e distribuído.
Ivani Santana (Salvador): Corpos remotos: a relação entre corpos orgânicos, sintéticos e robóticos na dança telemática
Jose Maria Marin (Madri) e a bailarina Morena de Nascimento (Belo Horizonte): CONTEMPORARY DANCE + MOTION CAPTURE TECHNOLOGY – Investigando potencial das Interfaces de vídeogame como instrumentos de expressão na dança contemporânea.

Organização CCE_SP
Coordenação Daniel Gonzalez Xavier
Conceito original AVLAB Medialab-Prado

Data 17/05/2011
Horário 19h às 21h

Local: CCE – Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP | Lotação 80 lugares

Inscrições aqui – evento gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *