memeLab

Marcas Indeléveis 2

31 de agosto de 20131 comentário

Além do que á foi citado no post Marcas Indeléveis, acredito que existe outro fator que cria a tendência em um relacionamento a acabar.

No início de relacionamentos as situações boas impactam com força. Mas, à medida que elas se repetem, seu impacto positivo é cada vez menor. Isso se dá porque com a repetição a situação perde o ineditismo, que é um fator importante ao mensurar seu impacto.

No caso das ituações ruins, o contrário ocorre. À medida que elas se repetem seu impacto de torna maior, por consequência do desgaste causado pela repetição. Mas, como dito em Marcas Indeléveis, situações podem se resolver e não repetirem-se. No caso de situações negativas isso representa que o conflito foi solucionado.

1 Comentário

  1. Isabel disse:

    Discordo em parte apenas desse ponto: “No início de relacionamentos as situações boas impactam com força. Mas, à medida que elas se repetem, seu impacto positivo é cada vez menor. Isso se dá porque com a repetição a situação perde o ineditismo, que é um fator importante ao mensurar seu impacto.”

    Muitas situações boas, com a repetição, reforçam sua relevância ou importância. A permanência ou confiabilidade naquele aspecto positivo pode superar em muito o ineditismo. Como exemplos: ser compreensivo/apoiar (Fulano(a) continua me oferecendo compreensão, apoio por todos esses anos, por todas essas situações, etc.); fidelidade (vale mais ao longo do tempo do que no início) entre outros…Creio que o ineditismo tenha talvez uma maior relevância no campo da sexualidade, que é muito importante, mas não suficiente para manter um relacionamento. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *