memeLab

Blog do pixel

Open Video: apresentação

18 de junho de 2009Comente!

Hoje em dia, vídeo tem se tornado uma mídia cuja adoção está crescendo exponencialmente, o que ocorre devido a diversos fatores, entre eles:
> O custo de aquisição de equipamentos de gravação de vídeo está cada vez mais baixo;
> Diversos equipamentos presentes em nosso cotidiano (como máquinas fotográficas digitais e telefones celulares) atualmente têm a habilidade de gravar vídeo;
> Ferramentas de edição são cada vez mais comuns (em computadores, nos equipamentos de gravação ou nas ferramentas de publicação) e fáceis de usar;
> A banda larga torna simples e barata a troca de arquivos de vídeo;
> Existem muitas ferramentas online para publicação de vídeo acessíveis e gratuitas.

Isso faz com que os (previamente chamados) consumidores agora sejam também produtores, abandonando a utilização dos meios que antes utilizavam para ter acesso a vídeo para adotar novos meios (baseados na Internet) não só para ter acesso, mas também publicar. Vídeo tornou-se, então, uma importante ferramenta de expressão pessoal.

Mas, sem a preocupação com a apropriação pela sociedade dessa ferramenta, pode ocorrer o mesmo que com o software que, no início, era compartilhado livremente e, hoje em dia, tem como modelo predominante o de comercialização.

Information wants to be free”, dizia um manifesto cyberpunk. Para tal, ela não pode estar encapsulada em um contêiner cuja chave tem um dono e só pode acessá-la quem ele definir. Para que a informação seja livre, o acesso à chave para essa informação também deve ser livre.

Vídeo online deve ser uma mídia dinâmica que permite transmissão, arquivamento, remix e outras possibilidades de apropriação, que hoje não são permitidas pelo principal modelo legal vigente. Como no resto da Internet, vídeo online deve encorajar a participação e funcionar de maneira fluída como uma conversa.

A luta pelo Open Video é, então, muito mais ampla que as batalhas legais e tecnológicas diretamente ligadas a ela, é uma luta pelo futuro da Internet.

Posts relacionados:
> Open Video Conference
> Open Video: apresentação
> Esquentando para a OVC
> OVC: 1o. dia
> OVC: 2o. dia

Links relacionados:
> Open Video Conference

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *