memeLab

Blog do pixel

OVC: 1o. dia

21 de junho de 2009Comente!

É impossível escrever sobre tudo que acompanhei e todas as discussões que participei nesse dia sem me alongar demais. Tentarei, a seguir, documentar alguns dos momentos que mais me marcaram.

Logo de manhã, após a keynote de Yochai Benkler, professor da Harvard Law School, Chris Blizzard e Mark Surman da Mozilla falaram do impacto da adoção de modelos abertos de vídeo, possibilitando a utilizacão de vídeo como uma maneira de diálogo online. Foi apresentada a incorporação da tag <video>, como definida no draft do HTML 5, no Firefox 3.5, que será lançado em algumas semanas.

O resultado disso é que vai ser possível assistir vídeos no navegador sem necessidade de plugins ou players online e – o mais importante – manipular o vídeo utilizando HTML e JavaScript. Exemplos das consequências dessa incorporação é que os vídeos de sites como YouTube não precisarão mais de um player em Flash e que qualquer um vai poder inserir um vídeo em um site com a mesma dificuldade que há na inserção de uma imagem.

Inicialmente o suporte no Firefox erá apenas ao codec livre Theora, mas outros formatos devem ser suportados no futuro. Além da tag <video>, essa versão do Firefox também vai incorporar a tag <audio> e o codec Vorbis.

Assisti, também, Ronaldo Lemos, do CTI da FGV, falando de como a população brasileira está se apropriando de vídeo e da Internet, da maneira que a Internet foi (e pode voltar a ser) utilizada no Brasil nas campanhas eleitorais e sobre a Lei Azeredo.

No final do dia assisti Jon Lech Johansen, mais conhecido como DVD Jon, falando sobre “DeCSS, 10 years later”. Para entender o DeCSS é preciso, primeiro, entender que o CSS – Content Scrambling System – é um sistema que previne a cópia DVDs. O pequeno programa escrito por Jon (cujo código cabe até em uma camisa) torna possível copiar vídeos dessa mídia. Ele disse que já tentou diversas vezes perder o “DVD” de seu nome, fazendo engenharia reversa em outros sistemas de DRM, o que pode ser observado no verbete com seu nome na Wikipédia.

À noite fui para Clips! the Open Video Afterparty, onde assisti uma bela performance do Eclethic Method, remixando clipes de maneira magistral, e depois fui comer uma pizza e discutir sobre Open Video no Brasil com José Murilo, do Ministério da Cultura, e Pedro Markun, do Jornal de Debates.

Posts relacionados:
> Open Video Conference
> Open Video: apresentação
> Esquentando para a OVC
> OVC: 1o. dia
> OVC: 2o. dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>