memeLab

Blog do pixel

voltando a desenvolver

22 de junho de 2011Comente!

desde 2008, quando montei a Surfluz, não mexo muito com código, pois estava focando na estruturação do memeLab, o que ainda me toma muito tempo.

mês passado, quando estive em Recife, ministrando uma oficina de video mapping no Nave, refleti sobre a inexistência de uma ferramenta livre e simples de utilizar. isso aconteceu ainda durante a preparação do material e durante a oficina recomendei que utilizassem o VPT que, apesar de estar licenciada em GPL, é desenvolvida utilizando Max, uma tecnologia proprietária, que não funciona em GNU/Linux.

durante o tempo livre em Recife, em vez de passear (o mais perto que cheguei disso foram 5 ou 10 minutos no Marco Zero) decidi programar. é, eu sei, não é o que eu deveria fazer depois de tanto tempo sem visitar a cidade, mas havia uma coisa (talvez a voz de Gabriel Furtado, colaborador do projeto) que me apontava para a demanda de uma ferramenta livre para mapping, especialmente se ela rodasse em Linux.

foi assim que comecei a desenvolver o Nav3, um protótipo multissistema escrito em Processing cujo foco é automatizar algumas rotinas de video mapping. feliz da vida, pude tocar na festa de encerramento da oficina com um software livre e realmente aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>