Sobre

O projeto “Oficinas de Video Mapping” propõe a realização de oficinas de formação em uma das mais novas linguagens da arte contemporânea – as projeções mapeadas – abrangendo também as suas possibilidades de aplicação como instrumento de expressão artística e/ou profissional.

Em 2013, quatro cidades foram contempladas, uma de cada região do país:

Em 2014, duas outras serão contempladas, ambas na Bahia:

Cada oficina disponibilizará 20 vagas gratuitas. Como resultado desta experiência, cada participante produzirá  uma instalação audiovisual contemporânea, que será projetada em evento de encerramento aberto para a comunidade.

As Oficinas são destinadas a artistas, estudantes, e profissionais de artes visuais. Os critérios de seleção serão fundamentados nos trabalhos autorais dos candidatos. Participe!

As oficinas serão ministradas por VJ pixel e Paloma Oliveira.

VJ pixel

Pesquisador multimídia e VJ que desde 2002 desenvolve performances audiovisuais e obras multimídia que questionam a relação das pessoas com tecnologias digitais, através da utilização de tecnologias livres e/ou pervasivas onde o público assume papel de autor. VJ pixel integrou a estruturação e coordenação da Ação Cultura Digital, projeto do Ministério da Cultura que buscou interligar as produções e textuais e audiovisuais e ações dos Pontos de Cultura do país.

http://memelab.culturalspot.org

Paloma Oliveira

Desenvolvedora multimídia, BASE jumper, pesquisadora, educadora e produtora cultural, busco convergências e aplicações das tecnologias digitais nas artes e no espaço urbano, experimentado linguagens que representem a percepção temporal de um corpo em risco e que experimentem o vídeo em tempo real e as tecnologias digitais para espaços e tempos específicos alem das possíveis simbioses entre corpos carbono e corpos silício. Em 2012, junto com Mateus Knelsen, fundou a Patos’Quo, empresa de arte, tecnologia, inovação e entretenimento.

http://www.discombobulate.me

“Oficinas de Vídeo Mapping” tem a produção da Frida Projetos Culturais.

Frida

Produtora cultural especializada na elaboração, formatação, desenvolvimento e gestão de projetos culturais, sociais e educacionais. Criada em 2010, a empresa se destaca por desenvolver iniciativas socioculturais que integrem diversas linguagens artísticas e educacionais.

www.frida.net.br

* Projeto contemplado no segmento de Artes Visuais do Fundo de Cultura da Bahia, para realização em 2014.

* Projeto contemplado em 2013 na Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição.